Além de muito úteis no dia a dia para transportar objetos com facilidade, a bolsa é um acessório quase que indispensável no guarda-roupa feminino para dar um toque de estilo, personalidade e até sofisticação no look.
Conhecidas por sua tradição em qualidade, as bolsas de couro são as preferidas quando o assunto é durabilidade, elegância e atemporalidade. Além do couro, as bolsas podem ser de tecido, palha, ráfia ou materiais mais baratos, como plástico.
Se interessou pelo assunto? Continue a leitura e confira os pontos importantes para observar se quiser comprar uma bolsa de qualidade.
Materiais que compõem uma bolsa de qualidade
Uma bolsa feita com materiais de qualidade, com certeza vai durar muito mais, sem contar com sua aparência, que tende a permanecer bonita e conservada por mais tempo. Por exemplo, uma bolsa de couro sintético pode descascar por falta de umidade, algo que não acontece com couro legítimo, que apresenta um desgaste bem característico com o uso.
Além do material que reveste a bolsa, é importante escolher aquela que também tenha um bom revestimento interno. Algumas opções são mais indicadas e até frequentes no mercado de bolsas. São eles:
- Couro – impermeável e maleável, pode ser usado em todo tipo de bolsas, diferentes cortes e cores.
- Algodão cru – muito usado na produção de bolsas ecológicas. O algodão cru não utiliza pigmentos, sua tonalidade é bege ou creme. Pode ser um ótimo forro para bolsas em estilo retrô.
- Etamine – um tipo de tecido 100% algodão com as tramas em quadrado, possibilitando a personalização.
- Cordoba – ótimo tecido para bolsas do dia a dia, pois é maleável e com acabamento impermeabilizante, resistente a rasgos e esgarçamento.
Acabamentos e aviamentos também devem ser observados para garantir a melhor compra. Observe se a costura está bem feita, se o zíper é forte ou se apresenta sinais de baixa resistência. Esses pontos minuciosos falam muito sobre a qualidade da bolsa e são um bom indicativo para sua durabilidade.
A alça é outro ponto importante, pois ela vai ajudar a trazer conforto para carregar a bolsa. O material deve ser resistente e acompanhar a qualidade de todos os outros elementos. Bolsas grandes se acomodam melhor no ombro com alças duplas.
Como identificar uma bolsa original
Se até aqui você já percebeu como ter uma bolsa de qualidade pode ser um grande investimento, confira alguns detalhes que vão assegurar uma compra segura. Ao observar bem, é possível identificar uma bolsa original e não comprar uma réplica com materiais de baixa qualidade por um preço superior.
O segredo está nos detalhes. As bolsas originais de maior qualidade são feitas de materiais macios e flexíveis, como o couro, inclusive na alça. Outro detalhe importante são as costuras e o zíper, que devem estar alinhados e fechar facilmente.
Cuidado com resquícios de cola no material, isso pede atenção. As bolsas de melhor qualidade são todas costuradas, enquanto as réplicas e de qualidade inferior têm pontos com cola.
Resumo do guia
Até agora você conferiu todos os detalhes que compõem uma bolsa de qualidade. Vamos recapitular e listar os detalhes que devem ser observados:
- Material da bolsa: as bolsas de couro são as preferidas quando o assunto é durabilidade e elegância, mas elas também podem ser de tecido ou palha, por exemplo;
- Forro: escolha uma bolsa que tenha um forro com tecido de qualidade, que pode ser couro ou algodão, por exemplo;
- Acabamentos: a costura em uma bolsa de qualidade é alinhada e forte;
- Zíper: fechamentos resistentes e bem colocados, também alinhados;
- Alça: material de qualidade, assim como o corpo da bolsa.
Na hora de comprar a sua nova bolsa preferida, você já sabe quais pontos são importantes para reconhecer um acessório de boa qualidade. A sofisticação está nos detalhes.
Além de tudo que você já aprendeu até aqui, atente-se também para a leveza da bolsa, seu tamanho e quantidade de compartimentos. Tudo isso alinhado às suas necessidades vai garantir a compra perfeita.