Distúrbios do sono e problemas na coluna podem estar relacionados ao seu travesseiro
Ter um sono de boa qualidade é importante para a qualidade de vida. Porém, isso não é uma realidade na vida da maioria das pessoas. De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), 40% da população mundial dorme mal. No Brasil os dados são ainda mais alarmantes: dados do Instituto Brasileiro de Opinião Pública (Ibope) apontam que 65% dos brasileiros têm um sono de baixa qualidade.
Um dos principais vilões do sono pode ser o seu próprio travesseiro. Aqui vamos te ajudar a entender a importância de usar travesseiros anatômicos, que facilitam, por exemplo, o encaixe na posição correta para dormir.
Como o travesseiro pode prejudicar a qualidade do sono?
Colchões e travesseiros de baixa qualidade podem causar dores musculares, dores nas costas e uma forte sensação de cansaço no dia a dia. As dores no corpo podem ser um alerta para um problema maior, afinal é preciso ter uma posição confortável e que não afete a sua coluna ao longo da noite.
O tamanho do travesseiro pode favorecer um ângulo mais confortável para que a curvatura da cabeça e do pescoço esteja em uma posição correta, promovendo um sono de maior qualidade e um dia a dia sem dores e tensões musculares e articulares. Então, se o travesseiro for alto ou baixo demais, a tendência é que haja problemas com dores nas costas ao longo da vida.
Outro fator que pode prejudicar o sono é a validade do travesseiro, o que pode diminuir a qualidade do material, além de causar outros problemas, como alergias em razão do acúmulo da poeira. Quem não tem o costume de limpar o travesseiro e trocar as fronhas, pode refletir em uma crise alérgica por conta dos ácaros, o que afeta principalmente pessoas com problemas respiratórios.
Como melhorar a qualidade do seu sono?
Se você está enfrentando dificuldades com o seu travesseiro, vamos te dar algumas dicas de como melhorar o seu sono, confira.
Escolha um travesseiro anatômico
O travesseiro anatômico, também conhecido como travesseiro ortopédico, é muito indicado para melhorar a qualidade do sono. Esse modelo de travesseiro consegue se adaptar ao encaixe da cabeça da pessoa para que a coluna fique em uma posição reta, sendo muito indicado para pessoas que sofrem com problemas na coluna.
Além de trazer mais conforto, alguns modelos de travesseiros anatômicos de maior densidade também se moldam ao contorno da coluna cervical.
Durma na posição correta
Segundo médicos, a posição correta para dormir é a lateral em linha reta ou popularmente “dormir de lado”. Nessa posição, a pessoa consegue manter a coluna esticada e os braços bem posicionados. Então, se possível, acostume-se a dormir nessa posição em prol da sua saúde.
Dormir em posições como “de bruços”, dormir de barriga para cima ou em posição fetal são bastante prejudiciais à saúde. Essas posições contribuem para o surgimento de problemas na coluna e nos ombros e causam distúrbios do sono, como apneia e insônia.
Saiba a hora de trocar de travesseiro
Geralmente, a troca do travesseiro deve ser feita, em média, a cada dois anos. Mas é importante conferir a validade do produto junto ao fabricante. Além disso, também é fundamental perceber se o travesseiro está perdendo a forma com o passar do tempo, o que é natural.
O nosso próprio corpo muda com o passar dos anos, o que pode afetar inclusive a posição da nossa coluna. Por isso, é importante avaliar se há necessidade de fazer a troca do travesseiro antes do prazo estipulado pelo fabricante.
Prezar pela qualidade do sono é muito importante para a qualidade de vida. Por isso, preste bastante atenção nas características do seu travesseiro, troque-o se necessário e escolha o melhor para ter uma boa noite de sono.