A assimetria óssea-facial é um problema genético bastante comum que geralmente pode ser corrigido por meio do uso de aparelhos ortodônticos. No entanto, essa reparação exige uma intervenção mais intensa e isso é pra que serve cirurgia ortognática.
Esse aperfeiçoamento cirúrgico visa corrigir as irregularidades do osso mandibular, realinhando as estruturas faciais e os dentes.
Isso permite o restabelecimento da funcionalidade da mordida e da mastigação, bem como promove uma melhora estética importante.
O tratamento é feito por meio da intervenção ortodôntica em conjunto com o trabalho de um cirurgião especializado em procedimentos buco-maxilo-faciais.
Para isso será necessário a realização de diversos exames radiográficos, moldes bucais, fotos do perfil e planejamento cirúrgico.
Quando essa cirurgia é necessária?
A cirurgia ortognática é indicada quando a posição da mandíbula e dos dentes causam distúrbios importantes na aparência do rosto, na funcionalidade da dentição ou provocam interferências no bem-estar e na qualidade de vida dos pacientes.
Esse procedimento deve ser feito, especialmente, quando o uso do aparelho ortodôntico não é suficiente para reter o progresso anômalo da formação óssea e o dentista precisa adicionar ou remover pedaços de ossos na região mandibular.
Problemas que ela previne
Com o auxílio de um plano dental empresarial – ou qualquer outro tipo de serviço de assistência dental –, é possível realizar esse procedimento que permite a correção de problemas como:
- Dificuldade com a deglutição ou processo de fala;
- Desgaste excessivo dos dentes e incidência de quebras recorrentes;
- Mordida aberta;
- Prognatismo ou retrognatismo;
- Dificuldade para fechar os lábios corretamente;
- Dores e sobrecarga da articulação temporomandibular (ATM);
- Artrose no ATM.
Esse tipo de cuidado profissional pode ser importante, inclusive, para promover a melhora da qualidade do sono e do descanso.
Isso porque os problemas ortognáticos também são a causa do advento da apneia do sono, problemas com o ronco excessivo, insônia e cansaço generalizado.
Cuidados pré e pós operatório
Ao contrário dos demais tratamentos odontológicos, a cirurgia ortognática é feita em um hospital, requer a anestesia geral – um plano odonto empresa pode auxiliar a custear os valores exigidos por essas intervenções – e o paciente precisa de dois ou três dias de internação.
O procedimento pode ser feito por dentro ou por fora da boca. Assim, quando a técnica intra oral é utilizada, o cirurgião permite que nenhuma cicatriz fique aparente no queixo ou ao redor dos lábios. Mas, em alguns casos, a segunda opção ainda é necessária.
Através dessas incisões, a equipe médica consegue movimentar os ossos faciais fixando-os na posição adequada. Em seguida, são utilizadas placas de titânio, parafusos e outros acessórios que ajudam a segurar as estruturas na nova configuração.
O pós-operatório requer repouso absoluto entre uma a três semanas, a administração de medicamentos para o alívio de dores, a interrupção de atividades físicas, pausa em maus hábitos como o tabagismo e o cuidado especial com a higienização e alimentação.
Em conjunto com a cirurgia, o tratamento é continuado com o uso de aparelhos fixos ou móveis, que permitem o alinhamento dos dentes e a contenção da movimentação das estruturas.
A importância de um plano odontológico durante o processo
Quando as anomalias de formação óssea são mais acentuadas e exigem a correção cirúrgica, é fundamental compreender como funciona o plano odontologico da empresa, pois esses serviços podem ser fundamentais durante o tratamento.
De acordo com a lei e com as estipulações realizadas pela Agência Nacional de Saúde (ANS), todos os convênios dentais devem disponibilizar a cobertura completa deste tipo de procedimento, mesmo se o profissional cirurgião não fizer parte da rede credenciada.
Isso porque, essa cirurgia tem como principal finalidade o cuidado com a saúde e o desenvolvimento dos processos respiratórios, digestivos, posturais e até relacionados à saúde mental e autoestima.
No entanto, algumas empresas podem negar a autorização do procedimento ou atrasá-la para além dos 21 dias disponíveis.
Neste caso, independente do plano odontologico empresarial preços ou do tipo de cobertura, o paciente deve acionar um advogado, pois as operadoras são obrigadas a cumprir esse artigo legal.
Também é importante destacar que a legislação prevê a cobertura de todo o tratamento e dos materiais necessários exigidos pelo cirurgião-dentista. Ou seja, o convênio deverá custear todas as ferramentas necessárias para a realização dos ajustes odontológicos.
Por isso, investir em um plano ideal odonto empresas rede pode trazer muitos benefícios para o titular e seus dependentes, principalmente quando há a necessidade de efetuar um acompanhamento mais demorado e complexo, como é o caso da cirurgia ortognática.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.