Os cães são animais carnívoros, por isso possuem um sistema digestivo completamente adequado para obter e processar grandes proporções de proteínas essenciais para o organismo do animal desempenhar inúmeras funções.
As proteínas de origem animal caracterizam-se por possuir cada um dos aminoácidos necessários para os carnívoros, nas porções necessárias para favorecer seu crescimento, um metabolismo saudável e um bom estado de saúde em geral. Isso ocorre porque esses tipos de proteínas, ao contrário das proteínas de origem vegetal, são consideradas proteínas completas para cães e gatos.
Este artigo foi uma contribuição do site https://goldenpetstore.com.br, portal especializado na raça Golden Retriever
Que funções as proteínas têm?
As proteínas têm várias funções no corpo dos cães, uma vez que estão envolvidas em tarefas tão variadas quanto a formação de tendões, músculos, cartilagens, cabelos e / ou pele.
O desenvolvimento de cada um dos tecidos do corpo, a função metabólica, o desenvolvimento sexual e também estão presentes na corrente sanguínea, no sistema imunológico e no sistema digestivo, bem como na produção de hormônios, etc.
É por isso que é possível classificá-los em duas classes :
Estrutural
São essenciais para formar e manter não apenas tecido ósseo e muscular, mas também ligamentos e tendões, bem como para a formação de cabelos, unhas e pele.
Metabólico
Eles funcionam como catalisadores nos processos biológicos e na maioria dos hormônios, funcionando como um transporte para a hemoglobina presente no sangue. Da mesma forma, eles são essenciais para o sistema imunológico, uma vez que os anticorpos responsáveis pela defesa do corpo são, de fato, moléculas de proteína.
Quando os cães são filhotes, as proteínas ajudam a construir músculos e tecidos, de modo que um suprimento adequado de proteínas lhes permita crescer fortes e saudáveis. No caso de cães adultos, as proteínas favorecem a manutenção adequada dos cabelos , massa muscular, ossos, pele e cada um dos sistemas vitais.
E enquanto as necessidades de proteínas diminuem à medida que envelhecem, é essencial obter uma ingestão adequada de proteínas .
O organismo do cão obtém a contribuição que requer das proteínas, através do consumo de alimentos , razão pela qual é essencial que, durante toda a vida, os cães tenham uma dieta adequada composta por alimentos especialmente preparados, com a objetivo de cobrir os requisitos nutricionais de cada estágio da vida do cão, de acordo com sua raça, tamanho e estado de saúde.
Importância das proteínas
As proteínas que os cães obtêm através de sua dieta são essenciais, pois, através deles, recebem a contribuição essencial de aminoácidos que seu corpo necessita para realizar a síntese de novas proteínas, o que lhes permitirá fortalecer seus tecidos e massa. músculo, mantendo a condição ideal.
A qualidade das proteínas de que cada animal precisa será estabelecida diretamente por sua digestibilidade; esses digestíveis são geralmente aqueles que possuem aminoácidos essenciais capazes de atender às necessidades do cão, enquanto as proteínas difíceis de digerir tendem a ter um déficit de aminoácidos e são de baixa qualidade.
De tal forma que é de grande importância dar-lhe os primeiros, e isso só pode ser alcançado através de alimentos de boa qualidade .
O organismo do cão não acumula as proteínas que recebe, mas as transporta para os tecidos do corpo que precisam delas e onde são usadas, por isso é essencial tanto o valor quanto a biodisponibilidade das proteínas fornecidas aos cães. E depende deles não apenas a qualidade de vida, mas também o estado de saúde que eles podem ter.
Quando os cães apresentam déficit de proteínas , geralmente apresentam sintomas como: perda de peso, fraqueza e pelagem opaca e áspera.