Você está visualizando atualmente Benefícios do arroz negro

Benefícios do arroz negro

Presente há séculos na culinária asiática, os benefícios desse alimento para a nossa saúde são diversos

O arroz é um dos alimentos que está sempre presente no prato dos brasileiros. Entre as variedades existentes desse grão, o que possui maior valor nutricional é o arroz negro, pertencendo à culinária chinesa há um milênio. 

O arroz negro tem o tempo de cozimento maior do que o tradicional. Logo, utilizar a panela de pressão ajuda a diminuir a duração dele no fogo, além de gerar economia no seu gás de cozinha. Deseja conhecer os benefícios desse tipo de grão? Acompanhe a leitura até o final!

A história do arroz negro

Aproximadamente há quatro mil anos, o arroz negro foi descoberto na China. Dentro da culinária asiática, no período dos imperadores, era usado nos medicamentos, sendo chamado de arroz proibido ou arroz do imperador. 

Pertencente às plantas da espécie Oryza sativa, é um alimento altamente nutritivo que contém muitas vitaminas, minerais e fitonutrientes. Possui essa coloração devido à antocianina, ou seja, o mesmo pigmento encontrado em mirtilos, berinjelas, açaí e batata-doce roxa. 

Com aparência exótica e o sabor marcante, o arroz negro tem se tornado cada vez mais presente nos pratos sofisticados da culinária brasileira. Além disso, é utilizado no preparo de refeições e hambúrgueres veganos e vegetarianos, essa prática tem crescido bastante nas hamburguerias do país.

Segundo a nutróloga Aline Maldonado Alcântara, o consumo do arroz negro reforça as vitaminas e minerais, sendo ideal “para quem segue uma dieta vegana ou vegetariana, pois apresenta teores de ferro e magnésio elevados, o que previne a anemia e aumenta a absorção de cálcio pelos ossos”. 

Além do mais, quando comparado ao arroz branco comum, ele possui 20% a mais de fibras e 30% mais de proteínas, equiparado ao integral o percentual de gordura é consideravelmente menor, possui mais ferro e é menos calórico. Ademais, há outros nutrientes como as vitaminas A, B1, B2, B6, B12, cálcio, magnésio e zinco. 

Os benefícios do arroz negro para a saúde

Para quem faz dieta, esse tipo de grão é o mais recomendado, já que contribui para a perda de peso, pois provocam a sensação de saciedade. Logo, ao ingerir uma porção menor de arroz negro vai saciar muito mais do que o branco. Além de desempenhar outras funções como antioxidante, retarda o aparecimento das linhas de expressão, aumenta a imunidade do seu organismo, diminuindo as chances de surgirem doenças.

De acordo com especialistas, o consumo do arroz negro “ajuda no bom funcionamento do intestino, reduz o colesterol, controla a glicemia, previne doenças degenerativas, cardiovasculares e até mesmo o câncer. Como ele é rico em antocianina, a substância que dá coloração ao grão tem grande potencial para proteger o corpo dos radicais livres.”

As formas de consumir o arroz negro

Por se tratar de um tipo de grão integral, ele tem o tempo de cozimento mais demorado do que o arroz branco comum, em média leva em torno de 50 minutos a uma hora para chegar ao ponto adequado de consumo. 

Geralmente, é o acompanhamento perfeito de pratos como frutos do mar, cogumelos e peixes. Ele também pode ser deixado de molho por quatro horas. No entanto, essa água pode ser reaproveitada depois, já que é cheia de nutrientes 

O chef de cozinha Danilo Kapor afirma que para criar pratos marcantes pode aproveitar as texturas e o sabor de nozes do arroz negro. Ele ensina que “para acompanhar e harmonizar perfeitamente com um mix de cogumelos como shitake e shimeji. É possível preparar um risoto inesquecível com o arroz negro, mas como todo grão integral, seu cozimento leva um pouco mais de tempo, em média, de 50 minutos a uma hora”.

Deixe um comentário