Hoje a Drogavet vai te mostrar como acostumar um cão a usar a caixa de transporte sem sofrimento e de forma agradável. Quem tem um pet e precisa transportá-lo para viajar, passear ou ir ao veterinário, precisa entender como fazer o animal encarar a caixa como algo comum.
Dessa forma, isso evita o estresse do animal, bem como torna todo o processo de transporte em uma coisa muito mais simples. Continue a leitura até o final, para compreender as melhores formas de fazer isso.
Como escolher a caixa de transporte ideal para o seu cão?
Você precisa pensar em uma caixa com tamanho ideal para que o pet consiga ficar em pé e ter alguma movimentação sem dificuldades. Isso é fundamental para que ele fique confortável e consiga se virar normalmente. Escolha, também, uma caixa com material adequado e resistente, compatível com o que se propõe.
Um outro fator importante é verificar a ventilação da caixa. Ela precisa ser adequada, para que o pet não sofra e consiga respirar e se refrescar adequadamente. O fecho da porta também precisa ser seguro, para que não haja riscos do cão escapar durante o trajeto ou em alguma parada.
Como apresentar a caixa de transporte ao cão de forma positiva?
O primeiro passo é não forçar o cão a entrar na caixa e nem brigar por ele não querer entrar. Faça esse momento ser um reforço positivo para seu cão, oferecendo petiscos quando ele resolve entrar, e colocando brinquedos e objetos preferidos dentro dela, para que ele se sinta mais confortável.
Gradualmente, vá aumentando o tempo que ele fica dentro da caixa, até que ele se acostume com o objeto e até mesmo entre sozinho. Dessa forma, você consegue fazer com que ele se acostume e não estranhe quando precisar ficar nela durante uma viagem. Além disso, não feche a porta imediatamente, já que isso pode estressar o animal.
Como lidar com o medo e a ansiedade do cão em relação à caixa de transporte?
O principal modo de contornar esse fato é não obrigar ou forçar o cão a entrar na caixa. Assim, é importante usar reforço positivo, como petiscos, carinhos e palavras de apreciação. Com o tempo, o animal vai entender que a caixa de transporte não é uma prisão, e que você vai recompensá-lo quando ele decidir ficar lá.
Como treinar o cão para entrar na caixa de transporte gradualmente?
Primeiramente, deixe a caixa aberta em algum local da casa e coloque petiscos ou brinquedos dentro dela. Não force o cão a entrar, deixe que ele faça isso por conta própria, quando se sentir confortável. Cada vez que ele entrar, parabenize e recompense com carinhos.
Assim que ele começar a entrar por conta própria e se acostumar, vá fechando a porta por alguns segundos e depois abrindo, recompensando pelo tempo que ele ficou lá. Gradativamente, aumente o tempo que a porta fica fechada para que ele se acostume.
Quanto tempo um cachorro pode ficar na caixa de transporte?
A DrogaVET recomenda que o tempo de permanência do cachorro na caixa de transporte seja de no máximo 4 horas no caso de cães adultos, com pausa para caminhar e se alimentar. Isso contando com uma caixa bem ventilada e adequada para o animal ficar por esse tempo.
No caso dos filhotes, o tempo deve ser menor. Opte por um tempo de no máximo duas horas, até mesmo, pois o filhote não tem muito controle sobre segurar suas necessidades fisiológicas.
Drogavet
Com as dicas da DrogaVET, o seu melhor amigo vai se acostumar sem problemas à caixa de transporte de forma saudável e divertida. Conte com essas dicas e deixe o seu pet confortável e sempre feliz, seja para passeios ou para uma viagem mais longa.