A cirurgia plástica, apesar de não ser uma vilã, pode se tornar uma se não for executada da maneira correta. Muitas pessoas a usam para alcançar o que enxergam como o ápice da beleza, mesmo que para isso paguem um preço alto, como a própria segurança.
É preciso saber que existem passos importantes a seguir para que tudo ocorra bem, e enxergar tudo isso com um ponto realista. Se uma pessoa está na dúvida se deve fazer ou não a cirurgia plástica, o melhor a se fazer é buscar a orientação de um cirurgião qualificado.
A especialidade da medicina na área de cirurgia plástica tem como objetivo promover o tratamento de patologias e melhorar detalhes estéticos, aumentando a autoestima dos pacientes. Porém, nem todas as pessoas podem se submeter a esse tipo de procedimento.
Por exemplo, o consumo de álcool ou drogas pode interferir no resultado. Existem diversos efeitos pós-operatórios que as pessoas não pensam no momento que decidem fazer a cirurgia.
Na hora de decidir entre dizer o sim ou o não para a cirurgia plástica, é necessário pensar em alguns pontos antes para saber se o paciente realmente está preparado. Não é apenas chegar no consultório e fazer uma mudança, existem diversos fatores que contribuem para um resultado positivo ou negativo. E esses fatores podem vir tanto do paciente, quanto do médico, por isso é importante planejar os próximos passos com muita calma e sinceridade.
O planejamento de uma cirurgia plástica
Para planejar uma decisão, é necessário pensar muito bem, não apenas no agora, mas nas consequências desta escolha. O mais importante é colocar a segurança em primeiro lugar.
Criar uma lista de prós e contras também ajuda muito, já que as pessoas acabam percebendo se aquilo realmente vale a pena ou não. Para fazer uma cirurgia plástica não é diferente: é preciso pensar se a decisão está sendo baseada na vontade da própria pessoa ou na opinião alheia.
Outro passo importante é ter uma expectativa realista do resultado, querer mudar completamente o visual pode acabar sendo uma escolha não muito inteligente.
Cuidados necessários para o procedimento
Escolhendo um médico
Ser popular nas redes sociais não significa que aquela pessoa é um bom profissional. Por isso, antes de fazer uma plástica, verifique se a pessoa é credenciada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Procurar por experiências de antigos pacientes também é uma ótima forma de conhecer um pouco mais sobre o trabalho do doutor.
Parar de fumar
Para evitar uma trombose ou embolia pulmonar, é necessário ficar sem fumar por aproximadamente 40 dias para fazer o procedimento estético, já que o cigarro possui toxinas que impedem que sangue receba toda a oxigenação necessária.
Planejar o pós-operatório
Para ter uma recuperação completa, é preciso seguir um período de repouso, evitar o estresse e não fazer exercícios físicos, por isso é importante planejar exatamente como serão os dias após a cirurgia plástica.
Beber água
Esse item pode parecer simples, porém muitas pessoas não se hidratam de maneira correta e para evitar o surgimento de estrias, a pele precisa de água.
Infraestrutura
Os procedimentos devem acontecer dentro do ambiente hospitalar, para manter a segurança do paciente
Quais os tipos de cirurgias plásticas?
Existem diversas opções para que o paciente possa escolher o melhor procedimento, aquilo que combina mais com o resultado que ele está procurando, como, por exemplo:
- Blefaroplastia;
- Rinoplastia;
- Mentoplastia;
- Mamoplastia;
- Lipoaspiração;
- Lipoescultura;
- Abdominoplastia.