Em muitos casos, o aparecimento de doenças constantes, pode estar relacionado a imunidade baixa, que é a consequência de hábitos diários nada saudáveis.
A sua imunidade, é o primeiro sinal de que algo não está bem como o seu corpo, como uma gripe que deveria ser algo rápido, mas que dura semanas e que acaba atrapalhando o seu rendimento no trabalho e no seu dia a sua.
Mas, assim como a imunidade baixa está relacionado há hábitos errados, a solução deste problema se dá mudando esses hábitos, sendo fácil e muitas vezes nem há a necessidade do uso de medicamentos.
Assim, separamos alguns dos principais sinais da imunidade baixa e como aumentá-la de forma natural.
Sintomas da imunidade baixa
Os principais sintomas da imunidade baixa estão em geral relacionados com a diminuição das defesas do nosso organismo contra vírus, bactérias, fungos e parasitas, o que gera como consequência doenças frequentes.
Assim, os sintomas da imunidade se apresentam como:
- Infecções recorrentes como herpes ou amigdalite.
- Doenças simples, mas que demoram a passar.
- Febre frequente.
- Cansaço excessivo
- Náuseas e vômitos
- Diarreia por longos períodos.
- Manchas vermelhas ou esbranquiçadas na pele
- Queda excessiva de cabelo
Também, a baixa no sistema imunológico favorece o estresse, mesmo em períodos de estabilidade psicológico e após uma noite de sono.
Entenda que nosso sistema imunológico é formado por células de defesa, que forma uma espécie de barreiras físicas no corpo, que evita e combate a entrada de micro-organismos e combate infecções quando o organismo é atacado por doenças.
O que pode causar a imunidade baixa
Nosso sistema imune pode ficar mais vulnerável, principalmente em decorrência de uma doença, como uma gripe, sendo por isso, que nesses casos é mais fácil pegar outras doenças como a amigdalite, por exemplo.
Mas, a casos em que a presença de infecções frequentes, pode ser um sinal de alerta a alguma doença grave que está se está desenvolvendo em nosso organismo.
Há doenças que diminuem imunidade do nosso organismo de forma natural, como o câncer, obesidade, anemia, AIDS, lúpus, a desnutrição e o alcoolismo, são alguns exemplo de doenças que podem levar a baixa da imunidade.
Também, o sistema imunológico pode ser enfraquecido pelo uso de medicamentos à base de corticoides, ou com o uso prolongado de remédios anti-inflamatórios.
Como aumentar a imunidade de forma natural
Há sim maneiras de melhor a imunidade baixa de forma natural, basta adotar os seguintes hábitos:
- Ter um estilo de vida mais saudável.
- Dormir adequadamente.
- Se expor ao sol no período da manhã, para conseguir produzir vitamina D de forma natural.
- Dar preferência pelo consumo de alimentos saudáveis.
- Evitar o consumo de fast food e industrializados.
- Não fazer uso de remédios sem consentimento médico.
- Melhorar a sua saúde intestinal.
- Combater a prisão de frente.
- Beber 2 litros de água todos os dias.
Essas são apenas algumas dicas de mudanças que você pode adotar no seu dia a dia para melhorar a sua imunidade, mas a alimentação saudável e um sono regulado já fazem toda a diferença.
Alimentos que ajudam a aumentar a imunidade
Alimentos ricos em vitaminas C e E, selênio, zinco, probióticos e ricos em ômega 3 ajudam de forma considerável a combater a imunidade baixa.
Alguns exemplos de alimentos que você deve inserir na sua dieta são:
- Selênio: trigo, castanha-do-pará, arroz, gema de ovo, semente de girassol, carne branca.
- Vitamina E: avelã, semente de girassol, amendoim e amêndoa.
- Probióticos: iogurte natural e leite fermentado.
- Zinco: carne de vaca, frango e de peixe, ostras, camarão, gérmen de trigo, grãos integrais e castanhas.
- Vitamina C: limão, laranja, tangerina, abacaxi e morango.
- Ômega 3: atum, sardinha e salmão.
Para você que deseja combater a imunidade baixa, deve se consumir uma dessas opções de alimentos, de forma diária e frequente, não apenas quando já se está doente, mas como forma de prevenção a ficar doente novamente.
Combater a imunidade baixa é uma luta diária, que você faz ao se alimentar, e ao evitar situações que oferecem risco a sua saúde.