A fototerapia é um tratamento recomendado para diferentes doenças, desde a icterícia até a psoríase e o vitiligo. Pode ser feita sozinha ou complementada com o uso de medicação.
Também é uma forma de proteger a pele, para ajudar no rejuvenescimento e combater pequenas manchas. Que tal saber um pouco mais sobre suas aplicações? Confira abaixo.
Quando a fototerapia é indicada
Depende muito do caso, mas a fototerapia pode ser realizada até mesmo em recém-nascidos, dentre os usos mais comuns estão:
Icterícia
Comum nos bebês recém-nascidos, envolve uma cor amarelada nos olhos e na pele, resultado do excesso de bilirrubina na corrente sanguínea. Seu aparecimento pode estar relacionado com as condições do parto e até mesmo da gestante durante a gravidez.
O bebê é colocado em uma câmara com luz azul ou branca a 50 cm de sua pele e seus olhos são protegidos com uma venda específica. Em média, são dois dias de banho de luz e os pais já podem levar a criança para casa.
Psoríase
Doença crônica e não contagiosa, envolve o aparecimento de lesões avermelhadas na pele e sua descamação. A fototerapia é indicada por sua ação anti-inflamatória e imunossupressora.
Nesse caso, são usados os raios UVB ou PUVA, semelhantes aos emitidos pelos raios solares. Em média o paciente passa por no mínimo 10 sessões, observando os resultados a partir delas.
Vitiligo
A doença é descrita pela perda da coloração da pele. No caso, são lesões ou redução das células responsáveis pela produção da melanina, o que deixa a região mais clara.
O objetivo da fototerapia, neste caso, é estimular a produção da melanina. Para isso são usados o UVB ou o PUVA.
Questões estéticas
Envolve tratar manchas, acne, rejuvenescer a pele, clarear contorno e suavizar poros abertos e linhas da idade. O objetivo é estético e a aplicação da luz costuma ser feita principalmente no rosto.
Não há um número específico de sessões, já que depende do objetivo e usa a luz UVA ou UVB.
Principais benefícios do tratamento
Além de procurar por um profissional qualificado, antes de fazer um tratamento é indicado conhecer seus benefícios. No caso da fototerapia são:
Baixo custo
O custo das sessões não é elevado em comparação com outros tratamentos. A média fica em R$ 50.
Segura para adultos e crianças
Não existe restrição de idade para fazer o tratamento. Tanto que, como citado mais acima, até em recém-nascidos a fototerapia é usada. O que muda é o tipo de luz utilizada e o tempo da aplicação.
Menos invasiva
Não são necessários cortes ou queimaduras. A fototerapia pode deixar a pele um pouco sensível, porém, é pouco invasiva.
Sessão rápida
A sessão não é longa, sua duração média é de 50 minutos. É dividida em higienização/esfoliação, aplicação da luz conforme indicação e finalização com protetor solar.
Cuidados com a fototerapia
Antes, durante e após a sessão de fototerapia é preciso adotar alguns cuidados, já que a pele pode ficar um pouco sensível. Antes de tudo, faça o tratamento com um profissional especializado e em um consultório. As recomendações passadas aos pacientes são:
- Limpar a pele antes de dormir;
- Lavar o rosto ao menos 3 vezes ao dia;
- Usar o filtro solar mesmo em dias nublados;
- Durante a sessão não olhar diretamente para a luz, no caso dos bebês é colocada a proteção ocular própria;
- Informar ao dermatologista todos os medicamentos que utiliza;
- Fazer os exames solicitados, caso o tratamento seja prolongado.
Você já conhecia a fototerapia? Como pode ver, é um tratamento simples e seguro, porém, deve ser realizado com supervisão de um médico. Procure sempre por profissionais especialistas e não deixe de tirar todas as dúvidas.