Muito se fala sobre o ômega 9 benefícios e a sua relação com o processo de emagrecimento. Mas será que ele ajuda de fato na perda de peso? Não existem caminhos fáceis nem solução mágica, mas se usado de maneira correta aliado a um estilo de vida saudável, ele pode, sim, contribuir para essa finalidade.
Entender como esse e outros ácidos graxos funcionam é fundamental para saber o papel que exercem para perder alguns quilinhos na balança. Por ajudar no metabolismo e no controle dos picos de insulina, ele traz maior saciedade, além de ter outros benefícios também.
O que são ácidos graxos ômega?
Os ácidos graxos são gorduras boas que contribuem para o funcionamento do nosso organismo. Eles são divididos em três tipos: ômega 3, ômega 6 e ômega 9. Diferente do ômega 9 que pode ser produzido pelo nosso corpo, os ômegas 3 e 6 só podem ser obtidos através da alimentação e/ou suplementação.
Essas gorduras são consideradas boas porque exercem várias funções importantes, como, por exemplo, a construção de células fortes e com bom funcionamento. No controle de inflamações e equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue e para maior disposição no dia a dia.
A importância dos ácidos graxos para a saúde
Os ácidos graxos são fundamentais para a saúde, pois além de ajudar na construção de células do nosso corpo também auxilia na absorção de vitaminas importantes para imunidade, olhos e ossos, como a vitamina A, D, E e K.
Os ômegas também protegem o cérebro e o coração. Aumentam o colesterol bom, reduz o ruim e mantêm a pressão arterial sob controle. Também contribuem para a memória, concentração e controle do estresse.
Ômega 9 e perda de peso: Mitos e verdades
O ômega 9 sozinho não pode fazer milagres quando pensamos em perda de peso, porém ele pode ser um agente auxiliar associado a uma dieta balanceada. Perder peso depende de um conjunto de fatores como bons hábitos de vida e alimentação saudável.
Ele pode ajudar a controlar o apetite pelo fato de promover uma sensação de saciedade maior. Por ajudar no equilíbrio da quantidade de açúcar no sangue pode prevenir o acúmulo de gordura e melhorar a forma como o organismo distribui a energia.
Benefícios do Ômega 9 na perda de peso
Já sabemos que de forma indireta o ômega 9 benefícios pode ser um grande auxiliar no processo de emagrecimento. Uma grande vantagem é que ele ajuda a regular o nível de insulina no sangue, o que evita picos de glicose e reduz o acúmulo de gordura.
Ele também tem a capacidade de regular os níveis de colesterol do sangue, pois reduz o colesterol ruim (LDL) e aumenta a concentração do colesterol bom (HDL). Esse fator contribui com a saúde do coração e melhora a circulação sanguínea.
Comparando os Ômegas: 3, 6 e 9
Os ômegas 3, 6 e 9 são essenciais para o nosso organismo e trazem muitos benefícios para a saúde, mas cada um tem sua própria característica. O ômega 3 ajuda a proteger o coração, o cérebro, e é muito conhecido pelo seu poder anti-inflamatório. O ômega 6 auxilia na saúde dos cabelos e da pele, mas deve ser consumido com moderação.
O ômega 9 benefícios é diferente e mais fácil de obter, pois o corpo consegue produzir sozinho. Ele tem a fama por melhorar o metabolismo e regular o colesterol, proteger o coração e fazer bem para a saúde em geral.
Fontes alimentares de Ômega 9
Muito usado na culinária, uma das fontes mais populares de ômega 9 benefícios é o azeite de oliva. Fácil de incluir no dia a dia, seja no preparo de salada ou de outros pratos, o azeite de oliva é rico em ácido oleico.
Oleaginosas como castanhas, amêndoas, granolas, óleos vegetais como o de canola e frutas como o abacate também são alimentos ricos em ômega 9 e opções fáceis e nutritivas para incluir na rotina diária.
Agora que você já conhece os ômegas benefícios, está na hora de incorporá-los no seu dia a dia, seja por meio de uma alimentação balanceada ou pelo uso de suplementos. Para isso, visite o site da Nature Center e conheça o que há de melhor no mercado para aprimorar a sua saúde e bem-estar.