Orlistat é o ingrediente ativo de uma série de medicamentos que se tornaram muito populares nos últimos anos para perda de peso, como Xenical ou Alli . Uma popularidade que a tornou uma das drogas mais difundidas no mundo. Por isso, hoje queremos falar com você sobre como funciona essa droga e os perigos que seu consumo descontrolado pode causar.
O que é Orlistato?
Orlistat pertence a uma série de medicamentos chamados inibidores da lipase. É uma droga sintetizada quimicamente que atua no lúmen do estômago e do intestino, evitando que as gorduras dos alimentos consumidos sejam absorvidas no intestino e sejam eliminadas pelas fezes.
É usado juntamente com uma dieta individualizada de baixa caloria e baixo teor de gordura e um programa de exercícios para ajudar as pessoas com excesso de peso a perder peso.
Também é prescrito para pessoas com excesso de peso que têm pressão alta, diabetes, colesterol alto ou doenças cardíacas e para após a perda de peso, pois ajuda a evitar que os quilos sejam recuperados.
Orlistat Como funciona e como deve ser usado?
Orlistat não atua nos depósitos de gordura, mas inibe sua absorção. Os depósitos de gordura são formados pelo excesso de calorias consumidas e gorduras absorvidas. Quando consumimos mais gordura e calorias do que gastamos, depósitos de gordura são formados em nosso corpo.
Este medicamento funciona desde que a dieta seja pobre em gordura e façamos algum exercício. Em outras palavras, se não diminuirmos nossa ingestão de calorias e nos exercitarmos regularmente, o Orlistat não funcionará como esperado.
O que ele faz é impedir a absorção desses nutrientes que têm alto teor calórico e eliminá-los pelas fezes.
O seu efeito traduz-se num aumento da gordura fecal que pode ser observado 24-48 horas após a administração. Terminado o tratamento, o teor de gordura fecal volta aos níveis anteriores, em um intervalo de 48 a 72 horas.
Para seguir a dieta correta ao tomar Orlistat, você deve dividir uniformemente as quantidades diárias de gorduras, carboidratos e proteínas que são consumidas nas refeições principais.
Em nenhum caso a dieta deve conter mais de 30% das calorias diárias de gordura e alimentos que contenham gorduras maiores que esse percentual também devem ser evitados, pois os efeitos colaterais da medicação são mais prováveis de ocorrer.
O que o Orlistat NÃO faz?
- Orlistat não elimina a fome ou a ansiedade sobre comer ou petiscar.
- Não age contra outros nutrientes, como carboidratos ou proteínas.
- Não queima a gordura acumulada.
- Orlistat não pode ser usado como laxante, embora melhore o trânsito intestinal.
- Não produz nenhum vício, pois não tem efeitos sobre o sistema nervoso central.
Efeitos colaterais do orlistato
Pode causar efeitos colaterais. As mais comuns são as alterações nos hábitos intestinais que ocorrem principalmente nas primeiras semanas de tratamento.
Embora este efeito colateral não seja um impedimento para continuar tomando Orlistat, você deve consultar seu médico se outros sintomas aparecerem, como:
- Manchas oleosas na roupa íntima
- Gases com coloração de aparência oleosa
- Necessidade urgente de evacuar
- fezes moles
- Fezes oleosas ou gordurosas
- Aumento do número de evacuações
- Dificuldade em controlar os movimentos intestinais
- Dor ou desconforto no reto
- Dor de estomago
- Irregularidade dos períodos menstruais
- Dolor de cabeza
- Ansiedade
Outros efeitos colaterais de tomar Orlistat podem ser graves, então ligue para o seu médico imediatamente se sentir:
- Urticária
- Irritação na pele
- Coceira
- Dificultad para respirar o tragar
- Dolor de estómago intenso o continuo
- Cansaço excessivo e fraqueza
- Náuseas
- Vómitos
- Pérdida de apetito
- Dor na parte superior direita do estômago
- Amarelecimento da pele ou dos olhos
- urina de cor escura
- fezes de cor clara
Além de todas essas reações, o Orlistat pode causar outros efeitos colaterais. Algumas pessoas desenvolveram danos graves no fígado, portanto, se você tiver algum sintoma incomum, consulte seu médico.
Como se Toma?
Deve ser administrado com água, imediatamente antes, durante ou até uma hora após cada refeição principal.
Las dosis recomendadas son:
- Adultos : 120mg três vezes ao dia. Doses mais altas não são recomendadas, pois isso não resulta na perda de mais peso.
- Crianças: A eficácia e segurança de Orlistat não foram avaliadas em crianças, portanto seu uso em crianças não é recomendado.
Se uma refeição for omitida ou não contiver gordura, a dose de Orlistat deve ser omitida. Tenha em mente que este medicamento permanece no corpo por até 72 horas.
O paciente deve seguir uma dieta balanceada, moderadamente hipocalórica, rica em frutas e verduras e com aproximadamente 30% de calorias provenientes de gorduras distribuídas nas três refeições principais.
Não é recomendado tomá-lo por mais de seis meses seguidos.
Contra-indicações do Orlistato
No deben tomar este medicamento:
- Personas alérgicas a Orlistat.
- Em caso de colestase.
- Aquelas pessoas tratadas com ciclosporinas, varfarina, digoxinas e hormônio tireoidiano.
- Pessoas com problemas de absorção de qualquer nutriente ou vitamina.
- Aqueles que não estão acima do peso.
- Pacientes que foram submetidos a transplante.
- Mulheres grávidas ou lactantes.
- Pessoas com problemas de vesícula biliar, pancreatite ou problemas hepáticos.
- Diabéticos devem consultar um médico antes de tomá-lo, pois pode alterar a necessidade de insulina.
Pode interagir com outros medicamentos, como acarbose, amiodarona, anticoagulantes orais e vitaminas lipossolúveis. O tratamento com orlistat pode potencialmente alterar a absorção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) . Para evitar isso, é importante seguir uma dieta balanceada, rica em frutas e vegetais e, se o médico considerar, pode ser administrado um suplemento multivitamínico que deve ser tomado duas horas após a administração de Orlistat.
Veja também – Frutas que ajudam a emagrecer: veja quais consumir!