As cirurgias plásticas se tornaram grandes aliadas do autocuidado com nosso corpo e autoestima. Com os avanços da medicina e das técnicas cirúrgicas, fazer correções em nosso corpo é seguro e garantem ótimos resultados. Contudo, é preciso saber que os cuidados pós-operatórios são tão importantes quanto os preparatórios. Portanto, hoje vamos explicar o tempo de uso do micropore no após uma rinoplastia.
A rinoplastia
Antes, porém, lembremos que a rinoplastia é uma cirurgia para remodelagem nasal, tanto óssea quanto da cartilagem. A rinoplastia é tanto uma cirurgia plástica, visando correções do formato do nariz, deixando-o em maior harmonia com o rosto, quanto uma cirurgia com intuito de corrigir problemas respiratórios como a hipertrofia de corneto e o desvio no septo, por exemplo.
A cirurgia
Por ser um procedimento cirúrgico, os preparativos e a cirurgia de rinoplastia em si devem ser realizados por um médico especialista. Exames de rotina, contraindicações e os alinhamentos sobre a perspectiva x realidade devem ser feitos de maneira muito clara entre médico e paciente. Já o procedimento cirúrgico da rinoplastia é realizado com anestesia geral e, na maioria dos casos, o paciente recebe alta no mesmo dia.
O pós-operatório
Como dissemos, o pós-operatório é tão importante para o resultado quanto os preparativos. Sem um pós-operatório adequado a recuperação pode demorar mais ou não se completar de forma satisfatória. É necessário que o paciente se atente aos seguintes cuidados:
- Repouso absoluto de 1 semana;
- Não realizar atividades físicas por 40 dias;
- Evitar atividades de contato por 4 meses;
- Tomar bastante água.
Há outros cuidados que são essenciais e que são comunicados ao paciente. Entre eles, como dissemos, vamos destacar o uso do micropore.
O micropore
Micropore é uma fita microporosa que auxilia na fixação de curativos e gases e até mesmo sondas. Pode ser usado mesmo nas peles sensíveis porque é uma fita de textura suave. Outro benefício é que o micropore evita irritações da pele e resíduos de curativos.
Por quanto tempo devo usar o micropore?
Em primeiro lugar, é preciso lembrar que a recomendação de uso do micropore varia de profissional para profissional. Alguns acham importante para o processo de recuperação enquanto outros dispensam seu uso. Em todo caso, quando há recomendação de uso, o tempo varia entre 2 e 3 semanas.
O uso do micropore, quando recomendado, se dá porque o médico-cirurgião acredita que o micropore irá ajudar a pele, mesmo inchada, a se posicionar melhor em cima da estrutura óssea. Além disso, o próprio paciente pode, na troca de curativos, ir posicionando a fita de acordo ao que espera do novo visual.
Cuidados ao usar o micropore
Ao fazer a colocação ou remoção do micropore em casa, é preciso estar atento aos cuidados para a segurança e higienização. Listamos abaixo alguns cuidados indispensáveis:
- Lave bem as mãos com água e sabão;
- Higienize o local de aplicação com água e sabão;
- Não cubra as narinas;
- Cuidado no banho: na primeira semana, não é recomendado molhar o micropore.
Recomenda-se que o micropore seja trocado a cada 2 dias. Tenha cuidado ao trocar porque a pele está em processo de cicatrização e, portanto, mais sensível. Não se esqueça de também higienizar o local após a retirada do micropore.
Tomando esses cuidados, você terá uma plena recuperação da sua cirurgia de rinoplastia!