A inclusão deles na dieta contribui para a perda de peso, ganho de massa e a construção de um estilo de vida mais saudável
Em muitos casos, não é possível ter equilíbrio entre as obrigações diárias e a manutenção de uma dieta saudável. A correria do dia a dia acaba consumindo o tempo que as pessoas têm para se alimentar adequadamente. O resultado dessa rotina é que alimentos com calorias vazias e pobres em nutrientes, além de oferecerem um alto teor de açúcares e gorduras, são priorizados.
Entretanto, existe uma alternativa prática e saborosa para reverter esse quadro e cultivar uma alimentação mais saudável: a inclusão do preparo de shakes e vitaminas. Eles ajudam a construir uma dieta balanceada e que oferece todos os nutrientes necessários para executar as tarefas do dia. E por serem feitos envolvendo a mistura de frutas e outros vegetais, ter esse costume fará com que a seção de hortifruti do supermercado sempre seja visitada.
Mas afinal, quais são as funções que os shakes e vitaminas têm para a saúde do corpo? Entenda melhor no texto abaixo.
Shake e vitamina são a mesma coisa?
Antes, é bom esclarecer que shake e vitamina não são sinônimos. Apesar de ambos serem batidos, consistentes e nutritivos, eles contam com uma diferença sutil: geralmente, a vitamina é a batida de leite com alguma fruta; já os shakes são misturas mais complexas, preparados a partir de diferentes frutas, vegetais, verduras e suplementos.
Desta forma, um dos principais pontos positivos oferecidos pelos shakes é que eles são bem completos e saudáveis, oferecendo ainda mais nutrientes do que as vitaminas. A vantagem é que existem várias combinações e possibilidades de shakes, que atendem todos os gostos e por isso, são fáceis de se adequar a qualquer dieta. Em alguns casos, eles podem até mesmo substituir pratos intermediários, como os lanches feitos entre as refeições principais do dia.
Quais as funções que os shakes têm?
Existem alguns motivos que comprovam como essas bebidas são aliadas poderosas na construção de um estilo de vida mais saudável e que proporcione bem-estar ao corpo. Conheça alguns deles.
Ajuda na perda de peso
Um dos principais motivos para a inclusão dos shakes nas dietas é a perda de peso. Isso porque como ele contém poucas calorias em sua composição e, como o objetivo do emagrecimento é gastar mais calorias do que consumir, ele acaba sendo uma alternativa viável na substituição de pequenos lanches. Isso sem contar que ele é prático de fazer e contém uma mistura muito nutritiva.
Inclusive, um estudo publicado no The Journal of Nutrition mostrou que a ingestão do shake como pré-carga antes do café da manhã e do almoço contribui para esse objetivo. Mesmo com uma dieta semelhante, o grupo que tomava uma porção de shake 30 minutos antes dessas refeições acabou perdendo mais peso, além de ter uma melhora dos lipídios (que são as moléculas de gordura) no sangue.
Entretanto, é fundamental destacar que apenas a ingestão do shake não significa na perda de peso imediata. Ele não deve substituir as principais refeições do dia e deve fazer parte de uma dieta mais ampla, na qual ele é um complemento que ajuda a alcançar esse objetivo. Além disso, a prática de exercícios regulares, adequados à condição física da pessoa, também é fundamental para obter um emagrecimento saudável.
Colabora para controlar o peso e evitar engordar
Além de ser um aliado para a perda de peso, o shake também ajuda a manter o peso atual e evitar reconquistar os quilos perdidos. Isso ocorre porque a pessoa acaba trocando lanches que poderiam ser mais gordurosos (e menos saudáveis) pela ingestão de uma solução nutritiva, rica em proteínas, gorduras boas, fibras, carboidratos, vitaminas e minerais.
Contribui para o aumento da massa muscular
Para quem está treinando e praticando exercícios, o shake é um ótimo aliado na transformação do corpo. A composição dele conta com a quantidade certa de proteínas envolvidas na síntese de massa muscular, o que ajuda no aumento da massa corpórea. Assim, fica mais fácil ganhar e tonificar os músculos, sem comprometer a saúde.
Serve como apoio para outras estratégias nutricionais
Por fim, ele ainda é excelente para ajudar no complemento de outras estratégias nutricionais. Por exemplo, após fazer um jejum prolongado (natural ou prolongado), o ideal é que a primeira refeição ofereça o maior número de nutrientes possíveis. O shake é ótimo para esse momento, reunindo todos os nutrientes necessários de forma prática, controlada e saborosa.