Você está visualizando atualmente 6 benefícios da natação para as crianças

6 benefícios da natação para as crianças

Estímulo físico diversificado e socialização são alguns dos pontos positivos dessa prática

Muitos pais entendem que a prática de atividades físicas deve ser estimulada na vida dos filhos desde pequenos. E, entre elas, a natação é uma das melhores indicações possíveis. Trata-se de um esporte completo, que contribui para o desenvolvimento de diversas habilidades, ajuda no aprimoramento da coordenação motora e é até mesmo uma ótima maneira de incentivar a socialização saudável dela.

Portanto, ela é um esporte com vários benefícios. Antes de providenciar o óculos de natação para que seu filho possa começar as aulas, conheça algumas das vantagens que matriculá-lo em uma escolinha de natação trará para o bem-estar dele.

Combate e previne a obesidade

Uma das grandes vantagens da natação é que ela é uma atividade que requer a movimentação de todo o corpo, tanto dos membros superiores quanto inferiores. Assim, ela demanda uma alta carga calórica do corpo, contribuindo para combater e prevenir a obesidade infantil.

Outro ponto importante é que, ao contrário de esportes como corrida, futebol ou vôlei, a natação é uma atividade lúdica sem riscos de grandes impactos. As articulações também não são lesadas, de forma que ela é uma atividade muito mais segura para a criança.

Fortalece a capacidade cardiorrespiratória

Controlar a respiração é uma das capacidades que a natação estimula, sendo que ela é fundamental para executar os exercícios e aprender a nadar. Como resultado, as aulas acabam reforçando o diafragma e a capacidade cardiorrespiratória da criança, sem contar que a resistência imunológica do organismo também se torna mais forte, evitando assim a contração de doenças.

Estimula o desenvolvimento psicomotor

Um dos grandes diferenciais da natação infantil é que essa atividade auxilia no aprimoramento da capacidade física e das habilidades da criança. Com isso, além de aprender a nadar, também é perceptível uma evolução quanto ao seu equilíbrio e a coordenação dos membros superiores e inferiores, além da agilidade — tudo que é estimulado pela natação.

Assim, com o aperfeiçoamento da coordenação motora, a criança passa a se movimentar de forma mais controlada e também exercita sua forma de maneira mais saudável. Isso será excelente para que ela realize outras atividades, sejam elas físicas ou meras brincadeiras.

Aprimora a rotina do sono

Um dos pontos-chaves do desenvolvimento infantil é a rotina de sono, que deve ter uma média de 8h por noite. Quanto mais regulado, melhor para a saúde dela e seu aprendizado, além de garantir que a criança tenha toda energia que precisa para o dia seguinte.

Muitos pais têm dificuldade de colocar os filhos para dormir ou fazer com que ele finalmente se aquiete e queira descansar. Assim, a natação é a solução perfeita: a atividade física consegue gastar boa parte da energia dos pequenos, facilitando que eles fiquem com sono mais tranquilamente.

Promove a segurança e autoconfiança

Além dos estímulos físicos, a natação é benéfica por ensinar às crianças lições e aprendizados de outras maneiras que não se resumem a saber realizar os movimentos. Também são desenvolvidos aspectos como saber controlar a respiração, boiar e manter a calma — e eles são muito valiosos.

Isso porque a natação ensina a como a pessoa deve reagir em diferentes ambientes aquáticos caso seja preciso, como lagos, rios e o mar. E isso pode ser fundamental até para salvar a própria vida caso seja necessário. Então, as aulas de natação desde cedo farão com que a criança tenha cada vez mais confiança dentro da piscina, melhorando sua tomada de decisões e convivendo em um ambiente diferente do que está acostumado.

Estimula a socialização da criança

Inclusive, um benefício que muitos podem não se dar conta é que as aulas de natação são perfeitas para que a criança tenha mais um espaço para socializar. Desde a fase primária, ela é fundamental no desenvolvimento infantil, sendo que o contato com outras crianças faz com que elas aprendam regras básicas de convivência, estimulando sentimentos como empatia, afeto e respeito ao próximo. Isso sem contar que as aulas também são capazes de ensinar habilidades como cooperar, dividir e competir de forma saudável, sem conflitos.

Deixe um comentário