Quer você compre comida para cachorro ou faça você mesmo, seu cão precisa de uma dieta balanceada para se manter saudável. Isso inclui uma mistura de:
- Proteínas
- Carboidratos
- Gorduras
- Vitaminas
- Minerais
- Água
Para garantir que a ração que você compra tenha a mistura certa de nutrientes, procure as palavras “nutrição completa e balanceada” no rótulo.
Tanto a ração seca quanto a enlatada proporcionarão ao seu cão uma boa nutrição. Alguns especialistas preferem alimentos secos porque podem ajudar a manter os dentes e as gengivas saudáveis.
Se você faz sua própria comida de cachorro, use receitas criadas por nutricionistas para serem “completas e balanceadas”.
Nutrientes essenciais
Proteínas: os tecidos do corpo são feitos de proteínas. O corpo do seu cão produz apenas 13 dos 23 aminoácidos que são os blocos de construção das proteínas. Os outros 10 têm que vir dos alimentos.
Gorduras: as gorduras dão energia ao seu cão. Eles também ajudam a manter a pele e o cabelo do seu cão saudáveis. Alguns ácidos graxos importantes para o seu cão são:
- Ácido linoleico
- Omega-6
- Ômega-3
O corpo do seu cão não consegue produzir ácidos graxos essenciais suficientes por conta própria, então ele precisa comer alimentos que os contenham.
Carboidratos: os carboidratos vêm das plantas. Quando seu cão come grãos e vegetais, ele obtém:
- Açúcares
- Amidos
- Fibra
Os carboidratos alimentam os tecidos do corpo do seu cão. Eles também ajudam a manter os intestinos do seu cão saudáveis.
Vitaminas e minerais: são necessários para muitas das reações químicas no corpo do seu cão, como construir ossos e mantê-los fortes.
Seu cão pode obter todas as vitaminas e minerais de que precisa em uma ração “balanceada”, incluindo:
- Vitamina A
- Vitamina D
- Vitamina E
- Vitamina K
- Vitaminas do complexo B
- Cálcio
- Fósforo
Os cães não precisam ter vitamina C em seus alimentos porque seus corpos a produzem.
Quando comem alimentos nutritivos, seu cão não precisa de suplementos vitamínicos ou minerais. Na verdade, dar suplementos ao seu cão pode ser perigoso.
Água: mesmo se os cães perderem toda a gordura corporal e metade das proteínas, eles podem sobreviver. Mas a água é tão importante que eles podem morrer se perderem apenas 10% da água em seu corpo. A água representa mais da metade do peso corporal de um cão adulto.
Embora a comida enlatada possa conter muita água, não é o suficiente para seu cão. Certifique-se de que seu cão sempre tenha água fresca e limpa disponível.