A microfisioterapia é uma técnica que complementa os tratamentos realizados a partir da medicina tradicional e ajuda a melhorar a saúde física e mental.
Saiba os tratamentos que podem ser feitos com microfisioterapia, em que ela consiste e como são realizadas as sessões.
Microfisioterapia
Essa técnica é realizada por um terapeuta especializado na área, a qual visa o tratamento não apenas dos sintomas, mas identificar as causas da doença e devolver a vitalidade normal ao paciente. A microfisioterapia ajuda a identificar quais os tecidos não exercem mais sua função como deveria e normaliza as regiões afetadas.
Os principais benefícios da Microfisioterapia são:
- Diminuir as dores e identificar suas causas
- Melhorar o emocional e o sistema imunológico do paciente
- Identificar os sintomas ou causa da doença
- Promover a prevenção de doenças
Em quais tratamentos a microfisioterapia pode ser um complemento?
A microfisioterapia ajuda a melhorar a saúde física e mental de pacientes, pode ser usada como complemento em tratamentos para:
- Ansiedade, depressão, bipolaridade, fobias
- Traumas físicos ou emocionais
- Alergias, renite e artrite
- Hiperatividade e TDH
- Problemas respiratórios e de HAS (Hipertensão arterial)
- Fibromialgia, tensões musculares, entre outros.
Como funcionam as sessões de microfisioterapia?
As sessões de microfisioterapia podem ser realizadas no máximo três ou quatro vezes, de acordo com a avaliação do terapeuta e resposta ao tratamento. Elas são realizadas com intervalos de 21 a 30 dias.
Após terminar o tratamento, deve ser realizada apenas uma sessão de manutenção a cada seis ou 12 meses.
Primeiramente, o terapeuta realiza a avaliação micropalpatória, a qual ajuda na identificação dos sintomas, ou seja, a causa que é denominada como “cicatriz patológica”. Depois de encontrá-la, o mesmo realiza a busca dos sintomas desencadeados.
Ao realizar a identificação da cicatriz e sintomas, a técnica é aplicada para promover o processo de autocura, a qual acontece por conta da memória celular e muscular do corpo humano.
São utilizados movimentos palpatórios e sem apoios, os quais promovem a autocorreção em bebê, crianças, jovens, adultos e idosos.
Para realização das sessões de microfisioterapia em florianópolis ou qualquer outro lugar, não é necessário estar sem roupa, pois os tecidos não interferem na eficiência do tratamento. A única observação é que as mesmas devem ser peças de algodão leves e confortáveis.
Gostou de mais uma das nossas dicas de saúde? Já fez uso da Microfisioterapia? Aproveite o espaço para comentários abaixo e compartilhe conosco a sua opinião, a participação de nossos leitores é sempre bem vinda e pode ajudar outras pessoas a ter uma vida mais saudável.